domenica 21 giugno 2020

As suas crenças impulsionam em direção aos seus objetivos ou elas usam os freios?



Crenças são atitudes subjetivas daqueles que reconhecem como verdadeiro uma proposição ou noção. As crenças que professamos e que nos acompanham na vida tornam-se para nós como certezas das quais é difícil separar-se e que nos levam a comportamentos na vida cotidiana.
As crenças geralmente são transformadas em "profecias" que se tornam realidade, moldando o estilo de uma pessoa. Elas dão segurança e um senso de estabilidade à vida e, por elas, sempre dedicamos esforços para buscar confirmação nos outros, nos eventos, nas discussões e nos estudos.

Todos temos crenças que representam recursos e crenças que nos limitam.
As crenças têm um efeito poderoso em nossa vida.
É sabido que, se alguém realmente acredita que pode fazer algo, lo fará e se acredita que algo seja impossível, nenhum esforço o convencerá de que possa ser alcançado.

Certas crenças podem limitar todas as risorsas da pessoa. Abraham Maslow, psicólogo americano, conta uma história sobre um de seus pacientes em tratamento, que não se alimentava nem se cuidava, convicto de que era um cadáver.
O psiquiatra passou muitas horas discutindo com ele para tentar convencê-lo de que ele não era um cadáver. Finalmente, ele perguntou se os cadáveres sangram. O homem respondeu: "É claro que os cadáveres não sangram, todas as suas funções vitais cessaram".
Então o psiquiatra lhe perguntou se gostaria de tentar um experimento picando-o cuidadosamente com uma agulha para mostrar se ele sangrava. O paciente concordou. Afinal, ele era um cadáver.
O psiquiatra o espetou gentilmente e ele, obviamente, começou a sangrar. O paciente assumiu uma expressão perturbada e espantada e disse em voz baixa: "Nossa... os cadáveres também SANGRAM!"

Se nossas crenças exercem um poder extraordinário sobre nossas vidas, elas certamente também podem moldar, influenciar ou até estabelecer nosso grau de inteligência, saúde, relacionamentos, criatividade, até mesmo nosso grau de felicidade e sucesso pessoal.
Muitas crenças foram instaladas por nossos pais, professores, educadores e pela mídia quando éramos crianças, antes de tomarmos conhecimento de seu impacto ou de fazer escolhas em questão.

A prática da crença, da fé, da ideologia pode estimular, incentivar, impulsionar, mobilizar mas pode, também, escravizar, matar, enlouquecer.
A partir da crença, uma noção racional do indivíduo em relação ao mundo e a si mesmo é construída.
As crenças definem o sentido da ação de uma pessoa interagente. A identidade desta é definida pelo seu sistema de crença.
O que é uma pessoa? Ela é o seu sistema de crença operando em lógicas de interação no mundo da vida humana

Por que é raro nos livrar das crenças que nos incutiram?
A diferença entre o remédio e o veneno é a dose. O mesmo vale também para o que inoculamos em nossas cabeças.. Podemos dar a vida ou matar por uma crença, quando nos aferramos a ela e nos convencemos que não devemos tolerar quem pensa de forma diferente daquilo que inocularam na nossa mente.
Mudar as nossas crenças pode ter um impacto enorme na realidade que experimentamos e, portanto, nos resultados que criamos na nossa vida.

Henry Ford disse uma vez: "Se você acredita que pode ou que não pode, você está absolutamente certo!" Esta foi a resposta dele quando seus engenheiros disseram que era impossível construir um motor V8. É uma afirmação muito simples, contudo o impacto é profundo.
De acordo com Judith Beck, crenças centrais "são entendimentos que são tão fundamentais e profundos que as pessoas frequentemente não os articulam sequer para si mesmas. Essas ideias são consideradas pela pessoa como verdades absolutas, exatamente o modo como as coisas ‘são'" e acabam influenciando o desenvolvimento das crenças intermediárias, que consistem em atitudes, regras e suposições.. As crenças são formadas a partir da relação estabelecida entre os indivíduos e o mundo no qual eles se encontram inseridos, e elas são consideradas "as lentes" a partir das quais eles interpretam as situações de vida.

Os vieses são filtros mentais.
As crenças também filtram a nossa realidade e, dessa forma, formam as nossas percepções do mundo ao nosso redor. O filtro elimina as informações da nossa percepção consciente. Funcionam como uma espécie de óculos especial que distorce a realidade. Enquanto estiver funcionando corretamente, esse filtro nos protege da sobrecarrega. No entanto, ele também pode nos fazer perder a evidência de que algo é possível.

Os vieses explicam por que o nosso cérebro está propenso a cometer erros que impactam a nossa habilidade de fazer julgamentos racionais, eles estão espalhados em todas as esferas das nossas vidas, impactando todas as decisões que tomamos no dia a dia. Desde a definição sobre comprar um novo apartamento até a escolha do que comer no almoço. Somos tão influenciados pelos vieses que eles passam pela surdina e acabamos nem percebendo. Só quando falamos, a ficha cai. Eles são a consequência do atalho que o nosso cérebro faz ao reagir ao mundo. Têm os seus benefícios, porque facilitam o processamento de informações, mas acarretam prejuízos, porque atrapalham a interação com outros seres humanos; eles são negativos quando levam o cérebro a cometer erros que impedem uma visão mais ampla da realidade.— diz Fabiano Moulin,

Por causa do viés, você tende a se lembrar, interpretar e pesquisar informações que validem as suas crenças, caindo em erros de raciocínio sem nem percebê-los.
Por causa dele, também tendemos a ignorar as informações que contrastam com as hipóteses que defendemos. Se votei em Bolsonaro, por exemplo, tendo a ignorar qualquer pessoa que fale mal dele ou a acusá-la de ser mal-intencionada. Já se alguém gosta do Bolsonaro, tendo a adorá-lo. Mesmo que ele fale besteira ou deforme os acontecimentos, dou um desconto a ele só porque pensa parecido comigo.

As suas crenças impulsionam em direção aos seus objetivos ou elas usam os freios?
Você procura todas as razões ou desculpas para dar a si mesmo ou às outras pessoas toda vez que não consegue o que deseja. Desculpas são apenas crenças limitantes que você decidiu criar como resultado das suas experiências anteriores na vida.
As crenças limitantes são as correntes invisíveis que lhe bloqueiam, limitam e lhe impõem certas ações; ou seja, elas não permitem que você expresse seu potencial.
As crenças potenciadas, por outro lado, tem o efeito oposto: se você acredita que pode executar uma ação, provavelmente o fará.

As crenças, portanto, são as histórias que nos contamos a nós mesmos e, muitas vezes, determinam nosso estado de humor, expectativas, comportamentos e relacionamentos; portanto, é fácil entender que conhecer e mudar nossas crenças limitantes pode nos permitir mudar radicalmente nossa vida.

Na maioria das vezes, as crenças limitantes atuam como mecanismos de defesa. É o que acontece quando, em um determinado momento, você sofre com algum episódio específico e, agora, toda vez que este gatilho é acionado, o seu subconsciente dá um jeito de tentar bloqueá-lo.

Para identificar quais são as suas crenças limitantes, lembre-se de algo que você gostaria de ter feito, mas não fez. Qual foi a sua justificativa para não realizar esta atividade?
Se você encontrou uma crença limitante que, geralmente, guia alguns hábitos seus, primeiramente, você precisa querer mudar e tomar esta decisão, afinal a força de vontade é primordial aqui. Em seguida é necessário substituí-la por uma nova crença fortalecedora. Desafie a nova crença, gerando uma oportunidade para si mesmo de enfrentar novamente a situação. Então reflita sobre como você se sentiu quando o evento aconteceu, o que estava falando para si mesmo que lhe trouxe este sentimento e como desafiou sua própria crença limitante.

Pensar positivo é umas das chaves principais para impedir as crenças limitantes e quando o indivíduo tornar isso um hábito, conseguirá lidar com maior facilidade com os desafios que a vida impõe.


Nessun commento: