giovedì 25 agosto 2022

Mentalidade voltada à escassez

 


Há recursos suficientes para todos!

A maioria das pessoas foi treinada para pensar pequeno, ater-se a empregos fixos chatos, monótonos e mal pagos porque "é melhor do que estar desempregado". Os freelancers aceitam todos os trabalhos e muitas vezes também pagam as viagens e às vezes até o hotel, porque senão o cliente escolhe outros. Essa é a mente voltada para a escassez: em vez de procurar oportunidades, nos apegamos ao pouco que podemos encontrar facilmente.

Quando você pensa assim, a vida se torna muito difícil: é uma luta constante, uma competição entre os pobres, porque cada um tenta agarrar o mísero saque que acha que exista, sem perceber que está deixando tanto para trás.

Mas a realidade é que existe abundância de recursos suficientes para todos e existem estratégias para atraí-la. Precisamos aprender a escolher apenas o que não devemos perseguir, porque há suficiência no mundo, não escassez como nos foi ensinado. Quando você abraça esse novo paradigma, ele muda completamente sua vida.

A culpa em ter dinheiro

“Como eu posso ter tudo isso enquanto outras pessoas passam por necessidades” - A culpa leva a processos de autossabotagem. Inconscientemente a pessoa procura dar um jeito de perder o que ganhou pra se livrar da culpa.

Uma mentalidade de abundância, afirma que sempre existe mais do que o suficiente para todos.

Adotando uma mentalidade de abundância você estará criando muito menos pressão e ansiedade dentro da sua própria mente.

Aquisições Compulsiva

A compulsão por compras pode estar relacionada com um condicionamento mental voltado para escassez.

A mente condicionada para escassez está sempre buscando satisfazer um déficit imaginário, que faz com que a pessoa busque a satisfação dessa necessidade através de aquisições. O ato de comprar tem o efeito positivo de amenizar, ainda que temporariamente, o conflito.

A pessoa está sempre buscando algo para adquirir, como se precisasse completar algo que está faltando em sua vida. É necessário tornar-se consciente desse padrão e compreender que o problema não está no ato de comprar, mas sim no sentimento de escassez que desencadeia esse desejo.

Por que não consigo economizar

Quando a pessoa exercita a crença de que não consegue poupar dinheiro ou economizar, ela está com a mente voltada para escassez. Se justificam com frases do tipo: “o que ganho não é suficiente”, ou “o meu salário mal dá para comer e pagar algumas contas”. Somos o que pensamos e acreditamos. Com essas afirmações as realidades são construídas para uma manifestação de escassez. A crença alicerçada na escassez condiciona a mente a trabalhar dentro de uma realidade de falta, e de que não há suficiente recursos para todos.

Com essa mentalidade, a pessoa acaba sempre buscando alternativas que espelhem essa crença, visto que busca coerência entre a realidade criada e a crença e assim se condena a uma vida de pobreza.

O antídoto para uma mentalidade de escassez é exercitar uma mentalidade de abundância voltada para possibilidades infinitas, que acredita que o melhor ainda está por vir e que as ideias, os recursos e o amor são ilimitados.

Por que é difícil realizar desejos mais complexos? Cap. 13

Criando Abundância – Cap. XIII


Nessun commento: