giovedì 17 aprile 2008

Uma apendicite muito estranha!


Lggere in italiano

O que significa quando uma mulher começa a sentir násusea, barriga e seios inchados, desaparecimento do ciclo mestrual?
Para qualquer indivíduo em sã consciência, possuidor das suas faculdades mentais, mesmo se nunca abriu um livro de medicina, esses sintomas aí, a priore, são sinais evidente de uma gravidez, certo? Errado. Pelo menos para o ginecologista que acompanhou uma garota de 26 anos, na cidade de Bari na Itália. O diagnóstico? Atenção, atenção! Apendicite aguda! Isso mesmo. Pra combater essa perigosa doença, o médico aconselhou um trattamento emergencial que durou bem cinco meses
Mas isso só pode ter acontecido nos confundós do Congo, Bangladesh, Zambia... Que nada! Exatamente aqui, na Itália.
Assim, depois de cinco meses de tratamento para combater a famigerada apendicite aguda, a paciente não melhorava nadinha, pelo contrário, a bariga continuava inchando.
Mas que diabos de doença é essa, santo Deus!” Se perguntava o médico, estupefato.
Vamos, pessoal” – dirigindo-se ao entourage que lhe acompanha – “vamos fazer un check up geral. Controlem, rins, fígado, coração, estômago... alguma coisa tem que aparecer, ou senão, penduro meu avental de médico para sempre!
Doutor, não encontramos nada de anormal em nenhum órgão. No entanto, de vez em quando, a barriga treme”.
Nao digam asneira!” Tentem fazer TAC e RMN nos joelhos, tórax, coluna vertebral, pode ser que a paciente tenha pegado a enfermidade de Albert – a achillobusitis (bursite do tendão de Aquiles). Depressa!
Nada, doutor. Não encontramos nadinha. A única coisa que falta examinar é o útero, doutor. Não podemos fazer uma ecografia?”
Caracas! É isso que falta!” – Pensa consigo mesmo. “Obviamente! Mas, antes de tudo, é melhor fazer um exame audiométrico pra termos a certeza de que não ficou nada sem ser examinado. Nunca se sabe. Apressem-se!"
Eureka! Veja doutor, tem algo dentro da barriga da criatura. No entanto se move! (Se Galileu ouvisse isso!)
Tem certeza?”
Claro, doutor, o que poderia ser, para o senhor?”
Bem, se não se trata de apendicite aguda, então...”
Entao?????” Perguntam em côro, atônitos.
Pode ser que a paciente esteja com um grave problema de lentidão do trânsito intestinal... ham... ressecamento das fezes, pra ser mais claro. Sendo assim, acumula muito ar, causando problema de aerofagia, que por sua vez gera o inchaço do estômago. Isso tudo pode gerar um mal-estar geral de origem psicossomática, levando a paciente a um estresse crônico, o qual interfere no ciclo menstrual. Não podemos descartar tão pouco, o problema de ACANTHOSIS NIGRICANS, ou seja, distrofia papillaris que geralmente afeta as mulheres, depois dos 25-30 anos."
Mas doutor, e a ecografia...”
Oh, sim, a ecografia, o que vocês encontraram mesmo?”
Um bebê, doutor, encontramos um bebê!”
Ah, bem! A esse ponto, o melhor que temos que fazer é interromper a gravidez, que consiste na dilatação instrumental do útero, seguido da extração do feto, depois disso, a paciente não terá mais nenhum desses distúrbios.”
Mas... tem certeza que esse aí fez o juramento de Hippócrates? Coisa de primeiro mundo mesmo!
Conclusão: O médico que trabalhava em uma clínica privada de Bari, foi escrito no registro de indagados por lesões culposas graves. O processo ainda está nas primeiras fases e é coordenado pela juiza Angela Morea.
Esperar pra ver
. Ansa.it

Nessun commento: