lunedì 7 luglio 2008

Querer é Poder! Mas eu quero e não obtenho. Por que?



Essa brevíssima expressão, é um dos mais agudos, fundamentais e verdadeiros conceitos que a mente humana já concebeu, porque dentro dela se esconde o verdadeiro segredo da forma segura de se obter o sucesso. Todos nós já lemos, ouvimos pronunciá-la não sei quantas vezes, por isso cremos de conhecê-la plenamente o significado. Mas não é assim. Na realidade, quase todos ignoram a suma verdade escondida, sem falar no imenso poder dessa verdade. 

Podemos dizer isso, pela forma de viver da grande maioria das pessoas: uma forma em que se vê, claramente, que os problemas da vida, em vez de serem dominados, são eles que nos dominam e atormentam. È, por isso, de incalculável importância, penetrar na exateza e na dimensão do significado de querer é poder. Penetrá-lo, significa acender uma grande luz dentro de si mesmo, conhecer o real poder e tomar possessão da chave à qual nenhuma porta pode resistir indefinidamente. 

Por que querer é - realmente - poder? 
Porque não existe um sò problema da vida, por mais difícil e complexo, em que a solução não possa ser conseguida, por quem não pára nunca de querer conseguir. Em outras palavras, nenhum problema da vida é mais forte do que a vontade do homem, se essa vontade agride, tempestivamente, os problemas e trabalha em cima deles, até encontrar a solução. E se, como a solução de qualquer problema é absolutamente certa (a menos que não se trate de um problema metafísico), somos certos de que, querer resolver é realmente poder resolver. 
Quem é cético sobre essa verdade (mesmo crendo de ter entendido), na realidade não penetrou, ainda, adequadamente no verdadeiro significado de querer é poder. Mas o que quer dizer, exatamente, querer resolver um problema de modo a conseguir inexoravelmente a solução? Quer dizer muitas coisas: quer dizer estudá-lo com calma e aprofundá-lo o mais possível; quer dizer procurar tomar informações e elucidações sobre ele, a toda e qualquer pessoa que tenha a possibilidade de dar-nos; quer dizer não ceder nunca ao cansaço ou ao desconforto, e nunca se desencorajar defronte às dificuldades, de qualquer gênero que sejam; quer dizer ter paciência, dedicação e tenacidade ilimitadas; e principalmente, quer dizer não parar nunca de manter tudo isso, até o momento da almejada e certíssima vitória. Esse é o modo em que o querer equivale a poder

É assim que um homem deve perseguir a solução dos próprios problemas, para poder dizer: Aquilo que quero, posso. Na realidade, um homem dotado dessa pertinência, afirmando de poder realizar tudo que quiser, não faz outra coisa que enunciar uma verdade. 


Intenção – Reflexo - Realidade
Você pode pensar de estar à mercê de circunstâncias que você é incapaz de mudar. Na verdade, isso é uma ilusão que pode ser facilmente desmascarada. O fato é que todos nós, inconscientemente, nos movemos em um círculo vicioso: olhamos para a realidade que se apresenta e expressamos ao “espelho” do universo o nosso relacionamento com ela, e o espelho fixa e reflete o conteúdo dessa relação na realidade. É preciso sair deste círculo vicioso com a intenção, procurando influenciar o reflexo. Você é capaz de tomar sob controle a sua relação com a realidade e, assim fazendo, permita que a lidar com a situação/problema seja a força da intenção. Para esta força, não há nada de irrealizável. Mesmo diante do aparente reflexo negativo, procure não se intimidar com isso. Se esforce em manter uma relação positiva com a realidade. Você pode gerenciar a sua realidade e só esse fato, já basta para acalmar o espirito. Não reaja primitivamente com os fatores irritantes. Mantenha a imagem do seu desejo fixa na mente. Isso è uma disciplina. Precisa fazer disso um hábito. Se habitue a comportar-se como nas fábulas: “se olhar para trás, me transformarei em uma estátua de pedra”. Mantenha a imagem da sua intenção e siga adiante. Isso é acreditar. Com o tempo, se torna tudo auitomático. Pode não acontecer de imediato, mas isso è uma pausa transitória necessária à manifestação. Mesmo se, olhando no “espelho,” notar somente o caos infernal, não há nada para temer. Mais cedo ou mais tarde, o espelho refletirá a exata imagem dos seus pensamentos. É inevitável! O espelho materializa o que se mantém no pensamento. É essencial olhar SEMPRE a realidade como se ela já estivesse se materializado ou prestes a isso. “mas que nada… se fosse assim facil!”  Não de ouvido à razão. Ou você alinha a razão ao seu intento ou então deixe-a de lado. A razão sozinha, do seu ponto de vista, nunca entenderá de que forma você poderá realizar seu sonho irreralizavel. Deixe-a assim. Faça o que deve fazer e prossiga. Sem dar nenhum passo atrás.

Eu quero... mas não obtenho. Por que?

Existem pessoas que não acreditando que seus pensamentos possam influenciar a realidade, evitam, consequentemente, de aplicar essa assertiva na própria vida. Esse fato é a primeira causa da não manifestação dos desejos. Se alguém afirma que querer é poder e não consegue resolver os seus mais básicos problemas é: 

1. Porque não entendeu o verdadeiro significado da frase, ou porque ignora que cada solução, cada sucesso de uma certa importância, exige o pagamento de um preço excelente, às vezes muito excelente;
2. Porque não se esforça pra haver tenacidade, bom senso, caráter, dedicação; 
3. Porque não se deu conta de que a vida, sem a obtenção de certos sucessos, não merece ser vivida; 
4. Por todas essas razões juntas. 

O fato é que, muitos desistem, quase sempre, de perseguir a efetiva e satisfatória solução dos próprios problemas, especialmente dos mais difíceis, que, logicamente, são os mais importantes. E se, como acham que se trata de uma rendição não muito digna, substancialmente culposa, procuram em todas as maneiras arranjar um alibi, uma desculpa, uma justificação. E aí, jogam acusações pra todo lado: acusam os outros, o governo, a sociedade, o tempo, o azar, a própria família...todos, menos a si mesmos. 

A vida é uma corrida com obstáculos, mas todos superáveis!
Precisam entender que as adversidades são somente obstáculos e não impossibilidades. Por outro lado, a vida é, na realidade, uma corrida com obstáculos, mas todos superáveis, se nos pusermos na condição idônea pra haver razão. E a condição idônea, é uma indomável e irreversível força de vontade. Precisa refletir que, cada problema que nos defrontamos, é um desafio à nossa inteligência; mas é, principalmente, um desafio à nossa força de vontade. É um desafio em que o problema, ou seja, o obstáculo - de qualquer gênero que seja - é inexoravelmente destinado a haver o pior, se a vontade for férrea. 

Existem problemas que se resolvem em pouco tempo, outros em muito tempo, outros em muitissimo tempo; mas não existem problemas que não se resolvam em qualquer extensão de tempo, se a vontade persiste até o momento da solução. Eis porque a vontade é a chave que abre todas as portas. Eis porque, querer é realmente poder. A única coisa que precisa ter certeza, antes de decidir de solucionar um problema, é que valha mesmo a pena resolvê-lo. É essa a preciosa verdade que esta frase contém. E nela, não tem nada de otimístico porque a verdade - por sua própria natureza - não precisa do fator otimismo ou pessimismo porque a verdade é somente a realidade, assim como é e basta. 
É por isso que querer, quer dizer, sem dúvida, poder. Não "talvez poder", não "provavelente poder", mas sim, sempre e certamente poder, porque a mente, dentro da racionalidade, é onipotente e sendo assim, não existe problema (fora os metafísicos) que não seja racional, e logo, sujeito ao poder da razão, o quer dizer, resolvível. Logo, quero afirmar, sem nenhuma duvida, que todas as desilusões, as frustrações e os insucessos que afligem a existência, são devidos ao fato que, a equivalência entre querer e poder é ainda uma verdade quase desconhecida.



Fonte: "Existir não é viver" de Dario Bernazza.

Nessun commento: